• PPGDCI

Notícias

03/01/2022 12:01

Revista Geometria Gráfica UFPE lança Edição Especial com a Participação de Trabalhos do PPGDCI


Com satisfação que mais uma vez o Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, se reúne com a Revista Geometria Gráfica no Intuito de oportunizar e ampliar a discussão sobre aspectos disciplinares e Interdisciplinares que envolvem a Representação Gráfica. Para Essa curadoria reunimos pesquisas e relatos desenvolvidos por professores do PPGDCI e da UEFS, discentes e egressos que participaram das Edições 2020 e 2021 do Seminário do Programa.

 O Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade é Acadêmico, Interdisciplinar na Área de Avaliação da CAPES e proporciona anualmente através do Seminário de Desenho e bianualmente através do Colóquio Internacional de Desenho múltiplas perspectivas sobre pensar o Desenho e suas interfaces, subdivididos em suas áreas de concentração Desenho, Registro e Memória Visual e Desenho e Cultura. 

Para que possamos alcançar as propostas que o Programa abarca, no ano de 2020 o tema do XV Seminário do PPGDCI foi "Desenhando Identidades: (RE)Existências, Dissidências e Cultura. Já em 2021 o tema do XVI Seminário PGDCI e VII Colóquio Internacional de Desenho foi o Desenho como Experiência: Memórias, Territórios, Culturas e Artes Insurgentes. 

Ressaltamos que os textos selecionados pelo Comitê Científico do Evento são geralmente divididos em Grupos de Trabalhos específicos para apresentação, como Desenho e Cidade, Desenho e Educação e Desenho e Novas Tecnologias por exemplo. Essas propostas apresentam em comum a relação com a espacialidade Gráfica e suas possibilidades de representação. A Humanização e a Mecanização no processo de Desenvolvimento Gráfico desde a ordem Disciplinar, as experiências de sala de Aula, experiências em perceber a imagem sob a perspectiva simbólica da semiótica e percepções do espaço urbano, passando pelos processos de construção simbólica dos códigos e símbolos visuais. Esperamos que a leitura desses textos possa ensejar possibilidades de pesquisa e ampliar a discussão sobre o pensamento gráfico dos leitores.

 Dezembro de 2021, Profª Drª Lilian Quelle Santos de Queiroz (PPGDCI-UEFS)

Revista Geometria Gráfica
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.